1 de junho de 2011

Hoje eu não fui pra aula e fiquei lendo, retornando a velhos hábitos...Até porque eu não tenho tempo de ler no dia-a-dia, pois bem, estava lendo o livro do Cury- De Gênio e Louco Todo Mundo tem um Pouco (nome do blog) e naquele livro, mostra de uma maneira tão óbvia o quando a sociedade é louca. O quando a sociedade vive alienada a um sistema que quer dominar mais é todo dominado. E sobre toda a historia do livro, fala de personagens que são fictícios, mas ao mesmo tempo tão reais. Ele aborda temas de uma maneira muito prática e gostoso de se lêr, e eu fico aqui pensando, será mesmo que de gênio e louco toooooodo mundo tem um pouco mesmo?
Ao mesmo tempo que se descobrem gênios por ai, se descobrem loucos, ao mesmo tempo que pessoas se tornam gêniais, se tornam loucas.
Isso é uma teoria de vida minha: Todos somos loucos. Todos somos alienados e se fazemos contra o sistema ao mesmo tempo. Todos criticamos e ao mesmo tempo odiamos ser criticados. Todos pensamos e ei, como funciona essa maquina tão poderosa e estudada e ao mesmo tempo tão desconhecida chamada pensamento.
O que afinal, sabemos sobre isso? Na minha opinião, nada.
Porque afinal, alguém achou certo julgar pessoas por loucas e coloca-los em diferença com os outros? Porque essas mesmas pessoas não se deram conta que na verdade os loucos são elas mesmas e tudo é louco nesse mundo louco de muitas loucuras loucas em que achamos que vivemos e sabemos de tudo.
Será que uma pessoa que para, do nada, na rua e começa a conversar com  uma árvore por exemplo, deve ser tachada de louca? Será que isso não é o mínimo que temos que fazer?
Não, não chamar a pessoa de louca, mas conversar com a árvore.
Agradecer a ela pela sombra, pelos frutos, por toda beleza que encanta os nossos olhos e que sempre passa despercebida pelos que se julgam normais.
Porque não parar e pedir desculpas aos rios, por toda poluição derramada nele?
Porque alguém falou que quem faz isso é louco? Porque alguém achou que sabia de tudo e no fundo não sabia nada?
Ou porque vivemos todos em um hospício global e até agora não paramos para enxergar isso?